domingo, 13 de julho de 2014

Valiant Hearts: The Great War. Uma lição de História






















Como sabem, este ano comemora-se o Centenário da Primeira Grande Guerra, 1914-1918, uma guerra que mudou o panorama militar, social e político de toda  a Europa. Seguindo esta premissa decidi experimentar o jogo  Valiant Hearts: The Great War recentemente lançado pela Ubisoft.

E o jogo foi, sem dúvida, uma surpresa bastante agradável.  Seguindo o molde de um tradicional jogo de aventura com puzzles, ele tem uma componente histórica e humanista bastante grande.  No menu inicial começamos a ouvir os primeiro acordes da banda sonora que nos irá acompanhar durante todo o modo história. Uma banda sonora que denuncia o que irá acontecer durante o jogo, em parte devido a sua beleza e ao, mesmo tempo, melancolia.

O jogo é marcado por uma tonalidade cinzenta, as cenas mais coloridas são antes da partida do protagonista para a guerra, mas com o passar dos tempo os castanhos dão lugar aos verdes tóxicos dos fumos, que por sua vez dão lugar ao cinzento, representando o descrédito dos protagonistas na guerra, a mortandade e a destruição que ela trouxe à sua pacata vida.  Podemos entender essa mudança como um auxiliar visual áquilo que se passa no ecrã, essa tonalidade traz uma aura sombria a todo o jogo. Algo compreensível tendo em conta o tema tratado no mesmo.

Em Valiante Hearts controlamos cinco protagonistas: o francês Emile, o seu genro alemão Karl, Freddie, um norte-americano que se alistou no exército francês, Anna, a enfermeira de guerra belga e por fim Walt, o cão de guerra que ajuda os protagonistas humanos ao longo da história.

Quanto a componente histórica do jogo, ela é bem tratada, em parte devido ao trabalho do  grupo de investigadores que trabalham no site Mission Centenaire 14-18. Ao longo do jogo encontramos diversos objectos do dia a dia de cada soldado, cada objecto tem uma pequena descrição da sua utilidade, temos por exemplo objectos do quotidiano como navalhas de barbear, dinheiro de cada país interveniente na guerra e também encontramos as chapas de identificação de utilizada por cada país.

Cada missão tem também uma pequena contextualização histórica relacionada com a mesma. Caso a missão se passe nas trincheiras, o jogo explica o que eram as trincheiras sucintamente. São assim abordados diversos temas, como o caso das trincheiras, dos gases tóxicos ou das condições sub humanas que se viveram durante a guerra.

Valiant Hearts: The Great War é assim um jogo aconselhável a qualquer jogador que goste do género de aventura, também é aliciante para os entusiastas de História, esses encontrarão diversas referências que serão úteis para uma melhor compreensão da Primeira Grande Guerra.

Porém, apesar de ter evitado spoilers ao máximo, deixo aqui o aviso, é um jogo com uma temática bastante forte, aliada a sua tonalidade cinzenta e a uma música ambiente etérea e  melancólica. Contudo, apesar destas serem palavras de aviso, são também palavras de incentivo, pois este é um dos jogos mais magníficos que eu joguei e a sua história deixa qualquer um a pensar naquilo que foi uma guerra que ceifou milhões de vidas e destruiu outras tantas.

Sites úteis para o tema:



Termino assim com um exemplo da banda sonora do jogo:





Saudações Históricas e Bons Jogos

André L.


Sem comentários:

Enviar um comentário